Blogs de Viagem

BLOG DA PINGO ;)

Cores RGB

Atualizado: Mai 19

Vamos falar sobre cores RGB, que significam: R de Red = vermelho, G de Green = verde e B de Blue = azul. Estas cores são fornecidas através de luz e foram pela primeira vez aplicadas nos padrões televisivos RCA, desenvolvidos em 1953 em câmeras Polaroid.



Um sistema de cores fornecidas através de luz, como por exemplo, a tela de um monitor, uma TV ou computador, as luzes fornecidas, são criadas através de uma luz branca que reflete em outras cores, para dar a formação e o tom dela é medida pelo tanto de luz transpassada.


Essas cores quando formadas são chamadas de Pixels e todas que possuem no monitor são com base no RGB. Cores que não estão na base tem uma “receita” com números de colorações variados, como por exemplo, o roxo, ele vai ser criado a partir de um número X de azul e Y de vermelho, se for bem escuro, o azul terá mais predominância que o vermelho.


Como depende de luz para se criar cores, o preto é a junção de 0 vermelho, 0 verde e 0 azul. Não haverá espaço de luz e logo nenhuma nele é gerado, então quanto menos luz mais forte a cor fica e quanto mais claro mais tons pastéis são criados.


Há também variação de cor, 10% aproximado, sendo assim a cor RGB nunca vai ser a mesma das impressões.


O mais importante é entender que essas cores são criadas para monitores, caso precise imprimir o sistema é o CMYK, que como falamos em outro post, imprime desde trabalhos escolares a banners e lonas das mais variadas formas e cores.