top of page
Blogs de Viagem

BLOG DA PINGO ;)

Rótulos de alimentos

Atualizado: 7 de dez. de 2021

O que deve conter em rótulos de alimentos, guia com dicas sobre.



Os rótulos de produtos alimentícios precisam de um cuidado especial, pois nele necessitam conter algumas informações que não podem ser de forma alguma esquecida ou vetada.


Os rótulos podem ser de bebidas ou comidas e devem conter informações como o prazo de validade, lote de fabricação, valor nutricional e abas especiais para alérgicos. Claro que dependendo do produto exige mais informação, mas aqui vamos listar os valores de cada uma citada e suas importâncias.


Validade dos rótulos:

Seja algo sólido ou líquido, tudo tem prazo de validade seja pelo produto estragar ou a embalagem com o tempo de armazenamento estragar, por isso é muito importante estarmos em dia com o que está sendo consumido.


Além do prazo de validade nos rótulos de alimentos temos as datas de fabricação do produto.


Lote de fabricação:


A fabricação assim como o prazo é importante, como por exemplo a água, não tem validade mas a forma de armazenamento como em uma garrafa de plástico, tem, em algum momento vai começar a se decompor, por mais que o processo seja lento precisa estar em dia.


Por lote também podemos citar aqui a forma de criação de cada porção feita em alta demanda, quando saem para mercados, lojas em geral são reconhecidas pelo código de lote se uma embalagem ou produto der qualquer tipo de problema, já é o suficiente para chamar atenção e fazer a retirada de todos os outros produtos do comércio.


Por isso sempre se tem a necessidade de um código dito como lote.


Valor nutricional:


A Anvisa trata de forma obrigatória o fornecimento das fórmulas nutricionais, é bom sempre deixar claro todo tipo de produto que seu cliente vai consumir nos rótulos, isso faz ter transparência com o seu produto.


O mesmo vale para produtos Diet e Lights com o valor nutricional para se saber a base da formação do alimento consumido.


Alérgicos:


Existem alimentos e substâncias que causam alergia nas pessoas, por isso deve sempre conter um alerta de forma obrigatória em cada um dos rótulos, para os principais alimentos que dão alergia como trigo, ovos, soja, entre muitos outros.


Caso queira saber mais sobre os rótulos de alimentos, foi publicado no Diário Oficial da União, do dia 03 de julho de 2015, nele possui especificações de cada tópico de forma mais aprofundada no assunto e alguns outros tópicos, para te auxiliar.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page